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De acordo com Brasil (2017, p. 04), a Base Nacional Comum Curricular é um "documento de caráter normativo que define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais como direito das crianças, jovens e adultos no âmbito da Educação Básica escolar, e orientam sua implementação pelos sistemas de ensino das diferentes instâncias federativas, bem como pelas instituições ou redes escolares".
Considerando as prerrogativas da Lei de Diretrizes e Bases (Lei 9394/206), articuladas com Base Nacional Comum Curricular, o Curso de Pós-Graduação Base Nacional Comum Curricular: Gestão, Docência e Inovação tem como premissa contribuir na formação teórico-prática dos profissionais da educação brasileira, quanto ao seu entendimento, reflexão crítica e análise, implementação e acompanhamento, visando a aprendizagem e desenvolvimento dos educandos da Educação Básica.
O curso oferecerá um panorama dos marcos históricos, legais, políticos e fundamentos pedagógicos da BNCC, contextualizando-os com:
- a Educação Infantil, nos direitos de aprendizagem e desenvolvimento, objetivos e campos de experiência;
- o Ensino Fundamental, nas áreas de linguagem, componentes curriculares, objetivos de conhecimentos, competências e habilidades;
- o Ensino Médio, nas áreas de linguagem, itinerários e projetos de vida.
O profissional da educação terá, durante o curso, a oportunidade da leitura e estudo analítico e crítico das 595 páginas da Base Nacional Comum Curricular, para poder incorporá-la e implementá-la de maneira clara, correta e tranquila, baseado em uma gestão e docência inovadoras.
Todo o curso tem como princípio a pessoa humana e a orientação da Resolução CNE/CP nº 2, de 22 de dezembro de 2017 (BRASIL, 2017, p.04), quanto: "a promoção de aprendizagens essenciais compõem o processo formativo de todos os educandos ao longo das etapas e modalidades de ensino no nível da Educação Básica, como direito de pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e qualificação para o trabalho".
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